x
x

Maioria das empresas brasileiras paga impostos indevidamente

13/04

14:25

Artigo

IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS, ICMS… a lista de impostos a que uma empresa está submetida costuma ser bem grande, o que acaba gerando confusão sobre quais tributos devem efetivamente ser pagos pelo empreendedor. 

 

A prova disso é que 95% das empresas acabam pagando impostos indevidamente, a mais do que deveriam realmente desembolsar, segundo dados do IBGE/Impostômetro. Isso ocorre porque a legislação brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo, o que dificulta a compreensão do porquê se paga determinado imposto e qual é o seu valor exato.

 

E é justamente em decorrência dessa falta de clareza fiscal que muitas empresas acabam tendo prejuízos que ameaçam a sustentabilidade financeira dos seus negócios. Uma das principais dificuldades que os empresários enfrentam é cumprir com as leis tributárias nas três esferas: federal, estadual e municipal. É sempre um desafio calcular os tributos por conta própria e compreender as legislações que os regem.

 

Os erros que surgem desse cenário vão desde os causados pela má interpretação das leis, até o desconhecimento de como aplicá-las na prática, levando o empreendedor muitas vezes a desembolsar quantias muito maiores do que efetivamente deveria para quitar a sua obrigação.

 

Por isso, contar com uma consultoria especializada é sempre o melhor caminho para a correta gestão de tributos do seu negócio. A PPCS conta com uma equipe experiente em soluções tributárias, que vai atuar para fazer um mapeamento completo de todos os impostos que a sua empresa paga.

 

Feito esse inventário contábil, é possível detectar as falhas nos pagamentos, para que elas não voltem a acontecer. Em alguns tipos de impostos pagos indevidamente, inclusive, é possível solicitar a recuperação dos valores desembolsados. A recuperação de impostos pagos indevidamente pode ser solicitada por empresas de grande, médio e pequeno porte. 

 

 

ligue para

51 3930 6500

whatsapp para

51 9444 7736

e-mail para

ppcs@ppcs.com.br

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.
Sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Rua Manoelito de Ornellas , 55 - Porto Alegre/RS

sala 1301 | CEP 90.110-230

Copyright © 2024 - Advogado Servidor Público - PPCS. Todos os direitos reservados.

Mensagem enviada

Contato cadastrado