x
x

Feminicídio cresce 66% no RS durante a pandemia

30/05

11:00

Notícia

Uma estatística triste e inaceitável: no distanciamento social no Rio Grande do Sul, imposto pela pandemia de coronavírus, o feminicídio cresceu assustadoramente. Segundo dados do governo do RS, divulgados dia 14 de maio, houve um aumento de 66% nos casos durante os 30 primeiros dias de medidas de isolamento. No período, 10 mulheres foram assassinadas. Um dos casos de morte aconteceu em 17 de abril, quando uma advogada foi assassinada.

 

Inspirada em modelo adotado por diversas instituições de segurança do país, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) lançou uma campanha que busca incentivar as denúncias de violência contra a mulher. A ação, com foco no compartilhamento pelas redes sociais, busca difundir ao maior número de pessoas possível os canais para denúncias anônimas, que podem fazer a diferença para salvar a vida de mulheres vítimas de agressões e abusos.

 

A ação é composta por seis cards e dois vídeos curtos disponibilizados pensados especialmente para serem compartilhados em redes sociais e Whatsapp. Os vídeos foram propositalmente produzidos sem som para que as mulheres que estejam se sentindo ameaçadas ou em situações de risco durante quarentena doméstica possam assistir e receber informações de como pedir ajuda.

Normalmente as mortes são o ponto final de um longo ciclo de violência. Uma análise realizada pelo Observatório da Segurança Pública e o Departamento de Inteligência da SSP revelou que nenhuma das 10 vítimas tinha qualquer registro de ocorrência anterior contra seus agressores. Na maioria dos inquéritos, porém, familiares e amigos relataram ter conhecimento de comportamentos abusivos na relação entre vítimas e agressores, o que mostra a importância de serem feitas as denúncias e como é fundamental que as mulheres contem com a ajuda de amigos, familiares, vizinhos e mesmo desconhecidos que percebam alguma situação suspeita.

Denuncie

- Emergências 190 (Brigada Militar)

 

- Emergências 197 (Polícia Civil)

- Disque-Denúncia 181

- Denúncia Digital 181: ssp.rs.gov.br/denuncia-digital

- WhatsApp (Polícia Civil): (51) 98444.0606

- Escuta Lilás: 0800.541.0803

Abaixo publicamos os cards da campanha. Para salvar, clique com o botão direito se você estiver no computador. No celular, clique e segure na imagem para baixar em seu aparelho e compartilhar.












 
No site da Secretaria é possível baixar diretamente os cards por links, incluindo os vídeos da campanha. Clique aqui para acessar.

*Com informações do site da Secretaria da Segurança Pública do Estado do RS em texto do jornalista Carlos Ismael Moreira.

ligue para

51 3930 6500

whatsapp para

51 9444 7736

e-mail para

ppcs@ppcs.com.br

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.
Sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Rua Manoelito de Ornellas , 55 - Porto Alegre/RS

sala 1301 | CEP 90.110-230

Copyright © 2024 - Advogado Servidor Público - PPCS. Todos os direitos reservados.

Mensagem enviada

Contato cadastrado