x
x

Reclame Aqui lança nova plataforma para fazer queixas de serviços públicos

19/02

15:43

Notícia

 

Não dá para negar que muitos internautas curtem criticar absolutamente qualquer coisa que aconteça na sua rotina, mas discutir problemas em produtos e serviços é algo importante. Assim, não é de se estranhar que sites especializados no assunto se tornem ferramentas importantes para fazer as reclamações chegarem aos olhos certos. Para ajudar ainda mais, o Reclame Aqui lançou nesta semana uma plataforma exclusiva para que os consumidores possam registrar queixas a respeito de serviços públicos.

 

A ideia básica e tornar o processo de reclamar de órgãos do governo algo tão fácil como se comunicar com as empresas através da página do Reclame Aqui. “Nós pretendemos estimular uma corrente de mobilização dos cidadãos e, a partir daí, que os governos se vejam obrigados a dar respostas rápidas aos problemas, como diversas empresas do setor já fazem com agilidade e eficiência”, afirma Maurício Vargas, presidente da empresa, no comunicado oficial de lançamento do projeto de Cidadania Transparente.

 

Para garantir que tudo ocorra corretamente, é preciso que acessar o portal criado especialmente para ajudar o cidadão brasileiro e fazer um cadastro com suas informações ou logar com seu perfil no Facebook. Uma vez no sistema, basta fazer a busca pelo órgão responsável por determinado serviço ou fazer uma procura por estado. Os passos seguintes pedem que você selecione exatamente o tipo de problema, com espaço suficiente para detalhar o acontecido, podendo inclusive adicionar links e imagens que ajudem a ilustrar o caso.

 

A partir daí, as mensagens postadas são encaminhadas para os setores indicados, que escolhem por responder ou não o cidadão. Conforme a nova plataforma for se popularizando e gerando um volume de dados satisfatório, o plano do site é fazer análises apuradas do que acontece nas cidades. “Esta avaliação será medida a partir de diversos fatores, para saber o índice de satisfação do cidadão com a cidade em que vive. Vamos verificar um resultado simples: você está feliz com a sua cidade?”, explica Vargas.

 

 

Força nos números

 

Diferentemente de páginas de petição online, que costumam não surtir o efeito esperado, o Reclame Aqui tem um público numeroso e ávido por soluções: são 12 milhões de acessos mensais e cerca de 25 mil mensagens postadas todos os dias. Isso pressionou muitas empresas a levar o serviço e as reclamações dos clientes a sério, e se isso se transferir para o setor público, tende a ser uma bela ajuda para a população.

Apesar do assunto sério, o site se apoiou no humor para criar uma campanha que chamasse atenção do público. Para isso, foi criado um vídeo de divulgação que utilizou as imagens disponibilizadas recentemente pelo ator Jean-Claude Van Damme – e você pode conferir a “superprodução” no começo da matéria.

 

Além do portal, a nova plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo do Reclame Aqui para celulares, em versões atualizadas para aparelhos com iOS e Android.

 

Fontes:

Imagens:

ligue para

51 3930 6500

whatsapp para

51 9444 7736

e-mail para

ppcs@ppcs.com.br

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.
Sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Av. Ipiranga, 40 - Porto Alegre/RS

salas 809 e 810 | CEP 90160-090

filiais

  • Rio de Janeiro/RJ
    Bairro Botafogo
    Praia do Botafogo, No. 501, bloco A andar 1 e bloco B andar 2
    CEP 22250-040
    Agendar consulta
  • São Paulo/SP
    Rua Werner Von Siemens, No. 111
    Bairro Lapa de baixo
    CEP 05069-010
    Agendar consulta
  • Natal/RN
    Rua Doutor Lauro Pinto, No. 520, sala 17
    Bairro Candelária
    CEP 59064-250
    Agendar consulta
  • Belo Horizonte/MG
    Rua Paraíba, No. 550, 8o. e 9o. andares
    Bairro Savassi
    CEP 30130-140
    Agendar consulta
  • Brasília/DF
    SBN Quadra 01 - Bloco F
    Edifício palácio da agricultura, 17a. andar
    CEP 70040-908
    Agendar consulta

Copyright © 2025 - Advogado Servidor Público - PPCS. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso e Política de Privacidade

Ao acessar este site, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
Os dados eventualmente coletados são utilizados apenas para fins institucionais e de comunicação, observando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Recomendamos que leia atentamente nossos documentos antes de continuar a navegação.

Mensagem enviada

Contato cadastrado